fundo parallax

Onde fazer o ensaio?

Zé Rangel – A alma de um poeta
21 de dezembro de 2017
Jaqueline – Fluidez da Borboleta
14 de janeiro de 2018

Onde fazer o ensaio??

Oi pessoal! Decidi fazer esse post para ajudar vocês na escolha do local onde podem vivenciar a sua experiência da Retratoterapia. Essa é uma dúvida super recorrente de muitas pessoas que fecham a sessão comigo, então fiz uma relação de vários lugares onde já fotografei, para servir como uma forma de inspiração na escolha de vocês.

Lembrando que o local em si não é o foco do tipo de trabalho que realizo com a Retratoterapia, sugiro que a escolha não seja feita somente levando em consideração a beleza do local, mas sim uma escolha baseada no SENTIR. Decida por um lugar que tenha alguma relação com a sua história, com o seu momento, ou que tenha a ver com seus sonhos. Um lugar onde você se sinta parte, onde você sinta a liberdade de ser você mesmo, sem receio de entrar em contato com as emoções que estão fluindo dentro de você neste momento.

Um único local pode ser explorado de muuuuitas formas diferentes! Aquele parque da sua cidade é de um jeito com a luz da manhã, de outro quando está nublado e ainda diferente com a luz do pôr do sol. Podemos fazer um ensaio inteiro em um pequeno espaço físico, pode ser todo dentro de um quarto até, pois o palco principal é o palco interno que se ilumina a partir de você!

Separei o post por região, começando pela minha cidade natal aqui em São José dos Campos no interior de SP. Adoro quando surgem oportunidades de conhecer novos locais, novas experiências são sempre bem vistas por essa fotógrafa geminiana que vos fala, rs. Então se você tiver um novo local que faça sentido com quem você quer ver hoje, aceito novas sugestões sempre. O importante é que seja um dia de conexão, de leveza, de liberdade e de diversão.

Sua própria casa!!

Sim, sua casa também pode ser o cenário do seu ensaio! Tem lugar onde a gente se sinta mais a vontade?? Podemos fazer fotos internas usando seu quarto, pode ser na varanda, naquele quintal que você adora deitar na grama pra tomar um sol e relaxar. Um local onde você está dentro da própria história.

Veja mais...

São José dos Campos – SP

Parque Vicentina Aranha

Um dos parques mais antigos e conhecidos da cidade que traz um ar de nostalgia com as construções antigas e uma beleza a parte pela sua natureza exuberante. O Vicentina fica aberto todos os dias, entrada gratuita e é uma opção que há sempre algo novo para explorar.

Veja mais...
Parque Alberto Simões (Altos de Santana)

Parque localizado na região norte é um lugar surpreendente de muita natureza e arborização. Um local onde pode-se encontrar atividades de prática de esportes radicais e é cortado por várias passarelas que trazem muito o símbolo de quantos caminhos podemos encontrar. Acesso livre, um lugar de mistério e magia.

Veja mais...
Jardim Japonês (Parque Residencial Aquarius)

O Jardim Japonês é um local de marco no bairro com suas árvores e temática que também remete a tranquilidade e cuidado dos imigrantes japoneses. Livre acesso a qualquer hora do dia.

Veja mais...
Lago da Univap

Este lago fica dentro da propriedade da UNIVAP e é um lugar de silêncio e muita magia. Seu acesso hoje é liberado através de uma solicitação a secretaria de eventos da faculdade, mas é uma bela opção para entrar em contato com suas águas, sentir o vento e apreciar ao nascer e pôr do sol.

Veja mais...
CTA

Outro lugar da cidade onde há muito para se explorar em termos de cenário o CTA é uma área militar da cidade que é possível a entrada a partir da autorização de algum morador ou funcionário e  que vale muito a pena conhecer. Uma mata exuberante ao redor de lagos, construções e o ar de estar em outra cidade dentro da cidade.

Veja mais...
Praça e Campo no Jardim Aquarius

Dois lugares no meu bairro que eu adoro são a Praça Ulisses e o pasto enorme que fica no prolongamento da Av Cassiano Ricardo. A praça pelas belas árvores de eucaliptos que formam corredores onde se pode caminhar sentindo o cheiro refrescante, e o pasto pela oportunidade de presenciar a cada dia um espetáculo diferente do pôr do sol. No caso do pasto só tomar cuidado, pois ele ainda é habitado pelas vaquinhas, apesar de elas serem extremamente sociáveis.

Veja mais...
Mirante do Banhado

Cartão postal da cidade o mirante do Banhado é uma boa opção para quem quer a experiência de um lugar simples a ao mesmo tempo marcante. No fim de tarde ele é um ótimo local para se apreciar ao pôr do sol, ficando mais movimentado, mas pelas manhãs podemos desfrutar de uma vista única mais tranquilamente também.

Veja mais...
Moto Café

Pra galerinha que curte o tema do Rock’n Roll o Moto Café pode ser uma ótima opção para fazer as fotos. Os donos são super abertos e liberam as dependências tanto em horários pela manhã quanto a noite, só pré agendar com eles que está tranquilo 😉

Veja mais...

São Paulo

Parque Vila Lobos

Um dos parques da grande São Paulo onde podemos explorar natureza, muita gente praticando esportes, tem uns cantinhos bem especiais. Entrada gratuita e aberto todos os dias.

Veja mais...
 Avenida Paulista

Pra galera mais urbana a Av Paulista é um prato cheio pra vivenciar essa experiência. Durante a semana com as luzes dos prédios grandiosos e carros que circulam por todos os lados, e aos domingos onde a avenida é fechada para integração dos pedestres. Ela remete a uma grandiosidade e ao mesmo tempo é o local onde o “caos” abre espaço para convivência harmônica de todas as tribos, sons e pensamentos.

Veja mais...
Beco do Batman

Aquele lugar único para os amantes de artes, cores, diversidade. Um beco que inspira originalidade, liberdade e desejo de explorar as possibilidades. O bacana é chegar bem cedinho porque as paredes são bem disputadas por muita gente querendo registrar a visita por ali.

Veja mais...
Terraço Edifício Martinelli

A visto do terraço do Edifício Martinelli registra toda grandiosidade da selva de pedra. Estar no alto visualizando esse mundo infinito a sua frente traz a tona uma sensação de pequenez e ao mesmo tempo a abertura para um mundo de possibilidades. A visitação é gratuita porém com tempo limitado, um ponto de passagem que pode deixar belos registros.

Veja mais...

Outras cidades de SP

Paranapiacaba

Cidade localizada a poucos minutos da capital Paranapiacaba tem uma energia toda especial. Cidade colonizada pelos ingleses que abriga uma estação de ferro trás todo mistério e nostagia de épocas remotas. A cidade é conhecida por estar constantemente coberta de uma neblina que vem e vai, uma constante surpresa sobre se esconder e se mostrar.

Veja mais...
Campo de Flores – Holambra

Ah! Os campos de flores… Lugar de beleza e êxtase, os campos de flores são locais dentro de fazendas da região de Holambra. Flores trazem beleza, feminilidade, sensação de integração e alegria. Algumas das fazendas não são abertas a visitação gratuitas, você pode contratar um guia no centro da cidade para conhecer as opções, mas algumas das fazendas que ficam na estrada são de acesso liberado pelos moradores, é só bater na porteira e conversar, rs. É bacana pesquisar antes a época certa das floradas. No caso dos girassóis, por exemplo, só encontramos flores na época que vai de junho a agosto, então tem que ficar de olho se você optar por se deslocar até lá 😉

Veja mais...
Campo de Lavandas – Cunha

O campo de lavandas é outro dos lugares mágicos que já tive a oportunidade de visitar. Estar em meio as flores com aquele cheiro que acalma a alma traz uma paz enorme a alma. Na cidade de Cunha encontramos duas opções o Contemplário que está nas primeiras fotos e o Lavandário que tem uma área com vista pras montanhas da região. No caso do Contemplário o local é aberto para fotografar somente de segunda, quinta e sexta, aos finais de semana não é permitido devido a visitação dos turistas. Na área do Lavandário para realização de ensaios fotográficos é cobrada uma taxa de $100,00 e só é liberado em dias de sexta-feira.

Veja mais...
Parque Amantikir – Campos do Jordão

Lindo parque com vários jardins temáticos que te levam a diversas sensações. O esquema para fazer fotos lá é mais complicado para realização de ensaios o valor é bem alto, sendo permitido somente fotos mais turísticas com os visitantes, mas é um local que super vale a pena conhecer.

Veja mais...
Jardim dos Pinhas Ecco Parque – Santo Antônio do Pinhal

Em um esquema parecido com o Amantikir o Jardim Ecoo Parque é bem mais acessível para fazer fotos, com um valor de $180,00 para entrada de até 4 pessoas sendo feito agendamento prévio. É um local bem tranquilo e cheio de jardins temáticos que dão um colorido todo especial a experiência.

Veja mais...
Ribeirão Grande – Pindamonhangaba

O Ribeirão Grande fica em uma estrada da cidade de Pindamonhangaba. Um local com cara de fazenda a beira das montanhas da Mantiqueira traz toda beleza e tranquilidade de um por do sol incrível a beira das belas águas que correm no ribeirão.

Veja mais...
Restaurante Beira do Riacho – Monteiro Lobato

O restaurante Beira do Riacho é outro dos lugares lindinhos e onde temos muito a explorar! Local que contém muita natureza e pequenas cachoeiras pela área toda. Paz, silêncio e muito sentir…

Veja mais...
Pico Agudo – Santo Antônio do Pinhal

A vista do Pico Agudo é pura magia, estar no alto ao som das montanhas é ter a sensação de estar mais perto de Deus.

Veja mais...

Litoral de São Paulo

Praia é sempre um universo a parte onde podemos entrar em contato com todos os elementos, água, terra, ar e fogo interligados de forma harmônica trazendo beleza e profundidade para a experiência. Pra ter mais privacidade os horários devem ser mais pensados, cedinho ou fins de tarde (neste caso preferencialmente em dias de semana que está mais vazio)

Praia da Freira – Caraguatatuba
Veja mais...
Baía da Fortaleza – Ubatuba
Veja mais...

Cidades de MG

Cidades que trazem a beleza de uma natureza integrada em meio as montanhas, muita história, energias muito únicas e especiais e um espirito de vivência somente do momento presente.

Gonçalves
Veja mais...

Então é isso gente, a ideia do post é mostrar um pouquinho dos lugares por onde já passei para trazer a vocês fontes de inspiração. A descrição é uma visão muito pessoal das experiências que vivi através do encontro com cada uma desses pessoas que tive a oportunidade de retratar. Cada uma em seu momento, todas com suas histórias, se conectando a um tipo de energia em seus lugares especias.

Os lugares trazem a nós sensações, mas é este lugar dentro de você que a experiência da Retratoterapia tem o desejo de ajudar você a acessar. Que venham novos lugares e novas experiências que te levem a se reencontrar.

Retratoterapia – Brasil

Os comentários estão encerrados.