fundo parallax

Retratoterapia

Fabiana – Ser inteira
19 de agosto de 2023
Chegada Aurora
18 de setembro de 2023

A Retratoterapia é um projeto que nasceu como um chamado da minha alma, como parte do meu próprio processo de cura. Eu que por muito tempo queria ser invisível no mundo, encontrei nos retratos uma forma de expressar quem eu sou através da arte, sem precisar de palavras para dar nome aos meus sentimentos e emoções.

Sempre tive uma profunda conexão com a fotografia, e as artes em geral, o lúdico me encanta desde sempre. Tenho um olhar pro mundo que busca naturalmente a beleza, que reconhece a sutileza nos detalhes, que vê luz onde nem todo mundo vê, que é curioso, que acredita em sinais e magia, que inspira confiança na abertura do outro desde muito pequena.

Quando comecei a fotografar em meados de 2015, pouco antes de fazer a minha transição de carreira, eu ainda fazia todo tipo de foto, mas nem tudo me preenchia, muitas vezes eu me sentia superficial, entrava em conflito comigo mesma, ser só fotógrafa nunca foi algo que me agradou. Foi a partir de um workshop de Retratos Femininos que eu fiz em São Paulo em janeiro de 2016, que eu descobri a minha paixão por me conectar profundamente com as pessoas. Usando a experiência fotográfica pra compor um processo de profunda reconexão e transformação, e foi a partir daí que nasceu a minha versão do projeto da Retratoterapia.

Mais do que fazer fotos bonitas, a intenção pra mim sempre foi a de trazer mais humanidade pra fotografia, sendo em frente a uma alma humana, apenas outra alma humana, aberta a ver, ouvir e sentir. Além de fotografar o outro, poder conhecer mais do universo único de cada pessoa, e a partir deste processo de conexão, que acontece naturalmente no seu tempo certo, poder ser um canal para imprimir em retratos um novo olhar, que me atravessa, para ser revelado de volta a outra pessoa.

É um trabalho que tem o desejo de ajudar a trazer um novo significado sobre a forma como encaramos a nossa própria imagem, através de retratos que nos relembrem que todos temos nossa beleza única. Aquela beleza que transborda de um olhar sutil tímido e profundo, de um sorriso que escapa no meio de uma conversa, que é poesia na forma que tocamos nossa própria pele, que a luz transborda através de gestos que imprimem a nossa verdade, e que ela está muito além do que muitas vezes o nossos olhos físicos são capazes de perceber.

Além de fazer fotos a intenção é contar histórias, ressignificar a relação com o nosso corpo e a forma como nos vemos no espelho, é relembrar que somos a composição de tudo que já vivemos até aqui, que existe beleza em todas as nossas fases e ciclos, cada uma com sua peculiaridade, abraçando a impermanência que é viver.

Gosto de dizer que a Retratoterapia é um projeto vivo que se transforma ao longo do tempo, de acordo com as minhas próprias transformações. Cada vez mais ela se preenche de arte, de dança, cada vez mais ganhando movimento e fluidez, na chegada sutil das palavras para compor as histórias em forma de música e poesia. Cada vez mais ganhando vida em forma de vídeos e registros que contam dos mais belos sentimentos de amor.

Nesta jornada já tive a oportunidade de conduzir mais de uma centena de pessoas que se abriram para se ver e se reconhecer através da Retratoterapia, muitas delas tem suas histórias postadas aqui neste blog. Em sua grande maioria mulheres, mas também alguns homens, pessoas de muitas gerações e contextos de vida completamente diferentes. Pessoas que nunca haviam sido fotografadas antes, que no início da sessão estavam super tímidas e ao final já estavam sugerindo poses.

Se você está passando por uma fase de transformação, buscando novamente por sua própria identidade, procurando resgatar sua autoestima, eu estou aqui para poder te dar a mão, te conduzir novamente a relembrar sobre quem você é hoje, e sobre toda a beleza que você é quando se dá permissão para expressar todas as suas versões, sem culpa ou medo de trazer sua essência pro mundo. Relembrando sobre seu imenso valor, relembrando sobre o seu processo de autoamor.

Meu coração se alegra em cada sorriso no rosto e lágrima nos olhos que testemunhei, quando cada uma das pessoas que se abriu para esse processo, foi capaz de se olhar e de verdadeiramente se ver. Tenho muita gratidão por essa jornada que levo comigo em construir esse legado de uma fotografia que vê além, retratando além do corpo, revelando almas.

Hoje além da fotógrafa eu integro a astróloga, a terapeuta, a poeta e artista, a mulher intuitiva que me atravessa, em uma bagagem longa de processos com pessoas. Integrando cada vez mais todos esses universos, em uma guiança vinda do divino, na condução de todo o processo de resgate de cada vez mais almas que tenho a oportunidade de ajudar durante a minha jornada. Em um clima recheado de amorosidade, paciência, e leveza, vamos conversando e retratando, acessando um tempo e espaço únicos, para que antes mesmo das fotos chegarem as pessoas, a experiência por si só, já seja muito transformadora.

Se você deseja saber mais informações sobre agenda de sessões e valor de investimento da sessão, como funciona na prática todo esse processo me mande uma mensagem no menu de contatos, ou através das minhas redes sociais, será um imenso prazer ser um canal para te ajudar a se ver novamente, com os olhos que só você é capaz de reconhecer.

Pelos caminhos da vida eu encontrei o meu lugar
De um lado para o outro me permiti experimentar
E da conexão com as pessoas, enxerguei uma razão
Para ouvir ainda mais o que vinha do meu coração

Quanto mais leve você permanece
Mais incrivelmente a magia da vida acontece
E de encontros se resume a nossa história
E que lindo é ter registros dessas memórias

A luz reflete naquilo que já é verdadeiro
E quando a reconhecemos nos aceitamos por inteiro
E o que levamos dessa jornada de presente
É aquilo que nossa alma expressa livremente

Que os canais sejam sempre abertos
Para juntos descobrirmos o que está encoberto
Que estes momentos levem você a se inspirar
E que dessa experiência a sua essência se relembrar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *