E hoje venho contar um pouco mais da história da querida Mara Débora. Ela que é a idealizadora do projeto “Guarda Roupa Sustentável”, escritora do livro “Estilo Sustentável” também é uma grande engajada com as questões de sustentabilidade, do destino que é dado para o nosso lixo. A moda que é uma das indústrias que mais polui o nosso planeta é abordada em suas teorias, mas há muito mais a ser visto além do universo que mora nos nossos armários.
A proposta deste ensaio foi trazer um pouco mais do que nossa cidade tem feito com essas questões levando o Guarda Roupa Sustentável para duas cooperativas da nossa cidade. A primeira uma antiga fábrica de cobertores hoje é conduzida graças a união de seus antigos funcionários que tocam a produção de mantas, cobertores para venda, incluindo os cobertores que são feitos com restos de roupas e serão distribuídos para moradores de ruas.
A segunda Cooperativa recebe o lixo eletrônico, fazendo um trabalho de desmanche dos itens para venda de materiais que podem ser reaproveitados. São montanhas de televisores antigos, celulares, eletrodomésticos em geral. Existem coletas periódicas e qualquer um pode solicitar a retirada dos seus equipamentos ou mesmo ir até a cooperativa para fazer o seu descarte consciente.
Muito ainda há por ser feito no mundo para que ele não se afogue no próprio lixo, e a Mara é uma das pessoas engajadas em difundir essas iniciativas para mais pessoas e lugares. Batizei este trabalho como a “Diva do Lixo”. Feliz por fazer parte de projetos com propósito, e por poder ser parte de mais esse capítulo da história da Mara 😉